Artigos de síntese - visam expor os assuntos e temas abordados nos debates presenciais, descrevendo os pontos de vista e argumentos expostos e trocados, e conclusões alcançadas.
No passado dia 26/09/2020 decorreu uma Tertúlia Ingovernável por vídeo-conferência, onde o tema central foi a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
A Reunião iniciou-se com a abordagem de alguns pontos relativos à organização do projecto e aos seus moldes de funcionamento.
De seguida, passou-se para o tema da reunião, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (C&D).
O tema foi apresentado pelo moderador designado. A apresentação versou sobre a criação e conteúdo programático da disciplina, enquadrando posteriormente o caso que trouxe a discussão para a esfera mediática, tanto do ponto de vista escolar como legal e político.
Os trabalhos foram conduzidos pelo moderador, fazendo perguntas muito relevantes a cada um dos presentes sobre o tema.
Foi discutido o Programa de C&D, enquanto questão técnica e o conteúdo do mesmo, enquanto questão operacional.
Foi discutida a abrangência e falta de objectividade do programa e sua forma de execução, sendo aflorada a questão de esta disciplina se poder tornar uma arma de doutrinação política no esnino público. Referiu-se que nem a disciplina nem o seu conteúdo são obrigatórios para as escolas, tendo as escolas liberdade para leccionar a forma que melhor entenderem.
Levantou-se a hipótese de haver outros conteúdos, úteis a toda a sociedade e não carregados politicamente, como ferramentas a incluir numa eventual revisão curricular (exemplo: primeiros socorros) e de tornar esta disciplina – quando dada como independente de outras – em opcional a critério dos Encarregados de Educação.
Foi dada nota das diferenças culturais, económicas e sociais que perpassam a sociedade portuguesa, podendo por isso alguns dos temas ter relevância diferente consoante a história e circunstância de cada aluno.
Também aqui se tratou a questão central do papel da família na educação dos filhos e da escolha que pode exercer em relação à imposição de conteúdos não científicos e com agenda política e/ou ideológica na escola pública.
Abordou-se a importância da tutoria nos sistemas de ensino anglo-saxónico e da relevância que podia ter no sistema de ensino nacional.
Foram também analisadas e debatidas outras questões de política educativa, designadamente os problemas do regime educativo português, o papel da escola na sociedade, home schooling, cheque-ensino e charter schools.
Os trabalhos terminaram com a leitura de um poema de Khalil Gibran, da obra “O Profeta”, que se reproduz de seguida.
As Crianças
Então uma mulher que trazia um menino ao colo
pediu: Fala-nos das Crianças.
– Os vossos filhos não são vossos.
Pertencem à Vida.
Vêm por vosso meio mas não de vós,
e apesar de estarem convosco não vos pertencem.
Podeis dar-lhes o vosso amor,
mas não os vossos pensamentos
porque eles têm os seus.
Podeis acolher os seus corpos
mas não as suas almas, porque elas habitam já um futuro
que vós não podeis visitar nem em sonhos.
Podeis esforçar-vos por ser como eles;
mas não tentai fazê-los como vós,
porque a Vida não anda para trás,
nem se detém no Presente.
Sois os arcos e os vossos filhos as setas vivas
projectadas no futuro.
O Arqueiro vê o alvo no caminho do infinito
e retém-vos com o seu poder
para que as setas possam voar para longe.
Que a vossa tensão na mão do Arqueiro seja de alegria.
Porque assim como Ele gosta da seta que voa,
também gosta do arco que fica.
Khalil Gibran
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